15.8.06

Bichinhos

O mundo animal é bem organizado por aqui. Primeiro, em Jylland, foram as razinhas. Do tamanho de uma falange de dedo da mao, minusculinhas, dava medo de nao ver e esmagar... Fazer xixi no mato me pareceu arriscado, ui! Ainda bem que achamos muitos banheiros públicos nessa época.
Depois, chegando a Fyn, foram as joaninhas. Nunca vi tantas! Nuvens! Sempre tinha uma pousada em um de nós, outra na barraca, outra na bicicleta, três ali naquela folha... Fica fácil ser sortudo e fomos mesmo: muitos dias de céu azul de tudo.
Em Ærø foram aranhas. À noite elas vinham em bando fazer medo na Leonarda. E de manha tinham sumido.
Depois da chuva ficou menos divertido: leeeesmas...! Enormes, pretas, gordas, nojentas. Tava difícil de pedalar sem esmagar nenhuma, irco!
Ah, sim, e quando se pode ver o mar... medusas! muuuuitas medusas, uma coisa incrível. Mas nao sao todas das que queimam. Na primeira vez em que fomos à praia umas criancas estavam fazendo uma piscininha de medusas... Pegavam com a mao e iam enchendo um burado na areia, irrrrc! E depois enfiavam as pernas e bracos dentro, iuuuurrrc!

Previsoes meteorologicas

Difícil saber que tempo vai fazer amanha, mas vamos tentar ir ao museu de arte moderna, a 30km daqui, mais ou menos. Se o tempo estiver bom, vamos de bici.
Temos também mais uma amiga pra conhecer, a Michala, amiga do meu amigo equatoriano José Luis.

Karen

Hoje pedalamos 18km até Nykøbing, debaixo de céu cinza, mas secos. A primeira chuva da manha já tinha caído. Decidimos pegar um trem pra Copenhaguen e passar os últimos dias aqui. Se fizer tempo bom, vamos fazer passeios por aqui, senao vamos tomar café e ir ao museu, que esta é uma viagem de prazer, nao é nenhum desafio! :o)

Procurando o endereço da nossa próxima morada, debaixo de chuva, comemos nossa primeira frigadeller, um tipo de bolinho típico de que já tínhamos ouvido falar... Foi um moço que saiu de dentro de uma lanchonete com uma pra cada um, dizendo "have a nice holiday!" Hehe...

Agora estamos no apartamento da Isa, minha amiga dinamarquesa. Ela foi de férias pra Turquia, mas a amiga com quem ela mora nos recebeu. E que recepção!!!! Uma mocinha linda, de trancinhas e camisa xadrez vermelha, contando um monte de histórias e assando um maravilhoso bolo de chocolate!!! Karen está trabalhando em um projeto de livro e não deixe de ver o site dela. http://hyggefactory.com/

E só o que me faltava acontecer pra me sentir em casa era estar em cima da cama escrevendo em um maczinho igual ao meu, hihi!

Fiquei orgulhosa porque ela saiu pra ver um trabalho na minha bicicleta florida, hihi. Afinal foi depois de ver as bicicletas em København que resolvi achar florzinhas pra minha cesta...


There isn't bad weather but bad clothes

Esse foi um provérbio que aprendemos no comeco da viagem e, gracas a deus, nao serviu durante vários dias. Mas de tres dias pra cá tivemos que cobrir as mochilas com lindos sacos de lixo que trouxemos para esse fim, e pedalar de havaianas, o que temos de mais apropriado pra chuva...
Saindo de Svendborg fomos para Langelland, onde nos esperavam Vagn e Lisbeth, um casal aposentado, agora ele constrói casas e ela faz jóias. Nem vale a pena ir ver as jóias em Tranekær, as dela sao muito mais bonitas.



Casa típica, perto do castelo de Tranækar



Dormimos uma noite e saímos pra dar uma volta de manha, mas o tempo já nao estava muito bom. Quando pegamos o ferry boat pra Lolland Odin abriu seu chuveiro e só foi fechar no dia seguinte de manha. Pedalamos trinta e poucos km sob a chuva e fomos parar em um tent site numa escola. Foi ótimo, eles tinham uma espécie de casinha de madeira, teto bem baixinho e sem a parede da frente, onde pudemos nos abrigar.
No dia seguinte, rumo a Sakskøbing, Odin resolveu secar os cabelos, claro! Meu deus, que vento, curuiz! Quase fiquei maluca. Difícil de respirar, de pedalar, e especialmente de continuar de bom humor. Chegando a cidade, fomos ao... treco de turismo, como é mesmo que chama em portugues? E a moca nos disse que nao tinha nada pra ver lá, haha. Tínhamos que esperar nossos anfitrioes voltarem do trabalho às 17, e nao era nem meio dia. Acabamos montando a barraca no jardim deles, ufa, mais 10 minutos de vento e eu ia morrer de mau humor!!! Pelo menos deu pra dar uma dormidinha antes de conhece-los e ser mais simpática...

Chuva em Nykøbing

À beira da estrada

Em vários lugares à beira da estrada, mesmo nas cidadezinhas ou perto de cidades maiores, volta e meia demos com uma barraquinha ou coisa parecida, vendendo coisas do local. A particularidade é que você mesmo escolhe e poe seu dinheirinho num cofrinho ou vidro de conserva. Difícil de imaginar isso em outro lugar do mundo.
O que mais se vê sao batatas. Aliás a primeira palavra que aprendemos em dinamarquês foi kartofler. Nós compramos cerejas, geléia e várias vezes tomates. Também rola uma espécie de mercado das pulgas particular, até comprei um avental de flores num deles. E o melhor foi em Ærø, uma mesa com chá, suco, biscoitinhos. No vidrinho de dinheiro tinha também muitos bilhetinhos que as pessoas deixaram.