25.8.06

Helsingør

Ups, me enganei de ordem... Antes de ficarmos deprimidos com o fim das férias, passamos um dos melhores dias da viagem. Era sábado e fomos com a Michala e os amigos até Helsingør, o tal do castelo do Hamlet onde eu queria ir. Fomos de trem com ela e a Stina até a casa da mãe da Karen, onde pegamos o carro emprestado. Eles moram numa casa linda de morrer, num morro (fazia tempo que eu não subia uma escada!!!) com uma sala derramando sobre o mar, um estouro! Muito bonita, com seus cabelos brancos curtinhos, e muito simpática, fala espanhol também. Ela e o marido nos receberam com café, chá e umas pâtisseries (esqueci como chama em português...) maravilhosas. Bem cheias de açúcar. É duro de não engordar na Dinamarca, sô, mesmo pedalando. E pra próxima vez, nos convidaram pra ficar num quarto que eles têm que é como um apartamento separado. Nada mal!

Aqui é o porto onde esperamos os que vieram de carro de Copenhaguen. Uns dias antes tinha tido uma camada de algas de 5 cm, os pássaros até podiam andar na água! E um fedô, piu!!! Mas olhando assim é bonito, né?



Pegamos os carros e fomos pra praia, pra minha surpresa, de areia fina! Parecia uma praia brasileira, hehe. Até consegui entrar na água, mas pra mim tava bem fria, do tipo que mesmo depois de entrar ainda continua frio. E não rola de passar umas horas, é chegar, trocar de roupa na praia mesmo, entrar na água, trocar de roupa e ir embora.

Em seguida fomos ao castelo, com a Karen e os meninos espanhóis.

Não é uma boa foto pra ver o castelo, na verdade... :o)



Helsingør é bem pertinho da Suécia, a gente quase que pode dar tchauzinho pra eles... A Karen me contou que há muuuuitos anos atrás, quando havia guerras entre a Dinamarca e a Suécia, durante o inverno o gelo cobria o mar e os guerreiros podiam atravessar e fazer batalhas no gelo.



Na terra de Hans Christian Andersen, eu não podia deixar de fotografar esses patinhos feios adolescentes...





Com tantas câmeras, fizemos até uma guerrinha:







Depois eles foram embora e como íamos voltar de trem, demos mais uma volta. Um dia maravilhoso, céu azulzézimo! Perto da área do castelo fica uma espécie de mercado, tinha também um palco com músicos e um casal de dançarinos, um ar assim de idade média, se você não for muito exigente... Mas é sem tumulto, assim, com bastante espaço entre as barracas e dá uma idéia de um lugar enorme, como estar num mercado e ainda ver o horizonte, dá uma sensação muito boa.

Tem também vários barcos atracados, alguns com atrações. Vimos um de cossacos da Ucrânia, vestidos a caráter e vendendo artesanato, parecia um barco pirata. Um navio polonês criado por um capitão pra permitir aos jovens viver uma aventura no mar. Não sei bem como funciona, mas pareceu interessante.















Compramos praliné e pegamos o trem, onde fizemos uma sessão de caretas:



No comments: