27.8.06

Detalhes técnicos

Ai, fiz uma confusão aqui! Queria mudar a ordem das mensagens, pfff, fiz um monte de bobagem, mas acho que voltou tudo mais ou menos ao normal...

Hoje a Mairah me mandou um email perguntando sobre alguns detalhes, então resolvi colocar as respostas aqui, mesmo se a nossa viagem tá longe de ser uma aventura, hehe. Mas se pode ajudar outros marinheiros de primeira viagem, por que não?

Falando em aventura, logo antes de irmos viajar o David comprou o dvd de um casal que percorreu a África a pé, durante 3 anos. É bem legal mesmo. Eu não gosto dessas coisas desafiadoras tipo atravessar sozinho o pólo norte, mas a viagem deles, ou pelo menos o filme da viagem é num tom super agradável e parece até que você também poderia fazer a mesma coisa... :o) Tá aqui o site deles se você quiser dar uma olhada: Africa Trek

Hospedagem

Em 5 lugares fomos hospedados por pessoas do Hospitality Club: Vejle, Svendborg, Ærø, Sakskøbing, Rudkøbing. Todas foram boas experiências, mas algumas foram especiais, como já como já contamos antes.

Hospitality Club
www.hospitalityclub.org

O HC é um site criado por um fulano que acredita que se as pessoas se conhecerem por aí afora a paz no mundo pode ser possível. Então a idéia do site é facilitar as viagens: algumas pessoas oferecem hospedagem, outras não podem ou não querem hospedar mas podem te convidar pra jantar, podem dar informações, fazer um city tour, etc.
Tudo é GRÁTIS e você não é obrigado a nadinha de nada.
Funciona assim: você faz a inscrição e espera que ela seja aprovada: um voluntário vai verificar se você é mesmo uma pessoa, por questões de segurança. Daí você faz o seu perfil, onde diz do que gosta, que línguas fala, as viagens que fez etc e as pessoas podem consultar seu perfil, ou pelo lugar ou por essas informações e muitos mais outros caminhos. No seu perfil você pode ver quem veio olhar sua página, receber suas mensagens (você escolhe se torna seu email público ou não, mas de qualquer forma a mensagem chega pra você no seu email também) etc. Quando você olha o perfil das pessoas pode também ver se alguém fez comentários sobre ela.
Tem também um fórum onde você pode colocar mensagens sobre os seus planos, mas o que funciona melhor é mandar mensagens diretamente às pessoas. Foi o que eu fiz e recebi respostas na grande maioria das vezes e quase todas positivas.
Se você se inscrever, meu perfil é flaviatavares e o do David é cobidav.

Hotel, albergue?

Não ficamos nenhuma vez. A Dinamarca é bem cara, mesmo quando estamos com euros.
Ficamos um dia num camping, logo que chegamos, porque estava chovendo, estávamos um pouco desorientados, e custou 20 euros, um absurdo.
No mapa que tínhamos só tinha os campings desse tipo. Mas existem os "tent sites" que custam normalmente 20 coroas por pessoa, ou seja, menos de 3 euros.
Não conseguimos comprar um mapa da dinamarca inteira com essas indicações. Mas a cada lugar que chegávamos íamos ao treco de turismo e tem normalmente uns mapas grátis que têm isso. Os campings normais têm sinalzinho como uma tenda de índio americano. E os "tent sites" são uma barraquinha triangular pequena.

Na Dinamarca é proibido fazer camping selvagem...

Quantos quilos?

Eu tinha só 11 kg. O David tinha 10 nas bolsas, mais a mochila com câmera e outras coisas, também no bagageiro, e a barraca amarrada na cestinha na frente. Não usamos tudo o que levamos, mas faltaram algumas coisas básicas, tipo sapato fechado!!! Távamos só de sandálias e havaianas e quando chove não faz assim tanto calor!

Chuva!

Pegamos uma chuva bem longa um dia e ficamos bem molhados. Eu pus só o blusão de chuva, tinha uma capa mas nunca tinha usado, é meio trambolhenta, fiquei com preguiça. mas acabei usando em Copenhague e é jóia, não molha as pernas, muito bom. Só que v se sente um microônibus, e é bom ter um espelho retrovisor porque é difícil de olhar direito.... :o)
A capa é tipo um poncho mas fechada mesmo de todos os lados, assim como uma saia. E tem umas fitas por dentro pra você passar as mãos, então elas também ficam protegidas, é bem boa mesmo.
Eu estava com uma calça do tipo seca-rápido, com 2 zípers pra fazer 3 tamanhos de perna diferentes. Faltou levar uma outra calça, em caso de mais de um dia de chuva... no dia seguinte tava aberto, saímos só com os shortinhos de ciclista, é bunito! :o) Mas são realmente indispensáveis, eu acho. Compramos o mais barato que achamos e foi bem bom, não ficamos com dor na bunda nem um dia.

As nossas bolsas não eram super impermeáveis então colocamos sacos de lixo por dentro e um outro que cobria tudo, preso com um elástico jóia que são quatro elásticos juntos, faz tipo um leque, bem práticos. Pra uma viagem longa vale a pena ter bolsas impermeáveis de verdade.
A minha bolsa foi a Justine que me emprestou, é bem legal. Tem por cima uma mochila destacável.
Vimos várias pessoas que tinham mochilas também na frente, presas na roda da frente. No geral quase todas as pessoas que vimos tinham mais bagagem do que a gente.

Que mais...? se tiver outras perguntas pode mandar.

Ah, sim:

Bicicletas

Quando comprei a minha bicicleta ainda não sabia andar (pois é) e a Justine foi comigo pra levar a bichinha até minha casa. Ela estava se preparando pra ir fazer uma viagem de bicicleta na Lituânia e Letônia, e perguntou ao fulano da loja qual seria uma boa bicicleta pra isso e ele mostrou uma lá que podia fazer tantos dias com tantos quilos e eu perguntei "e a minha?" e ele disse "Ah, essaí no máximo uns 3 dias com 5 kg!"
Pois agora ela tem 2 anos e foi com ela mesma que fui e ela se comportou muito bem. A do David também é assim das mais baratas. Não tivemos nenhum problema e não furamos nenhum pneu!

No comments: